Há uns dias dei de cara com o texto "Eu sou eu, você é você", do neuropsiquiatra e psicanalista Fritz Perls e PQP, não é a toa que alguns chamam de oração.
Quando eu falo que eu sou eu e você é você pode parecer bastante óbvio, mas, na prática, a gente mistura (e muito!) o que somos com o que os outros esperam de nós.
Acredito que isso seja comum na vida de todo mundo, principalmente na das mulheres, que todos os dias precisam conquistar espaços na sociedade e sair da caixa. Se você não está separando o desejo da sua pessoa do desejo das outras, a boa notícia é que sempre é tempo de mudar e começar a colocar o "eu" na frente do "você". Sempre! E não, eu não estou falando para você ser uma pessoa péssima e egoísta, eu só estou falando que VOCÊ PODE se priorizar, se escutar e se cuidar para finalmente ser você. Por que evitar decepcionar os outros e escolher decepcionar você mesma? Tá errado isso aí..
Eu sou eu, você é você: a chegada do empoderamento
O texto do Fritz Perls, que vou compartilhar aqui no final do post, me tocou pela simplicidade. Muitas vezes a ideia da importância do eu já existe na nossa cabeça, mas está embolada com outras mil coisas e não faz tanto sentido no dia a dia. Mas quando você consegue ler isso de forma clara e fala em voz alta: "Eu sou eu, você é você", o empoderamento está ocupando o espaço que é dele.
Eu mesma preciso me lembrar SEMPRE de que eu não posso abraçar o mundo. O que isso quer dizer? Não dá para fazer tudo, agradar a todos e ser a mulher maravilha sem acabar com a minha autoestima e saúde mental. Então, nos últimos anos eu escolhi me escutar mais, priorizar as minhas vontades e tenho conseguido falar não para outros. Esse não que sempre foi tão difícil de sair está saindo, minha gente!
Como saber se você precisa se priorizar?
Se você se preocupa muito com o outro, se você tem problemas nas relações com amigos, familiares e outras pessoas, se você não se prioriza, se você se culpa por não agradar todo mundo, se a importância do outro prejudica a sua evolução pessoal e profissional, você precisa ler esse texto e colocar algumas coisas em prática. Fazer terapia também ajuda e muito, aliás recomendo para todas!
Caso você conheça alguém que também está precisando ler isso, faça a mensagem chegar até a pessoa. É muito importante entender quem é você e também colocar as outras pessoas no lugar delas. Isso não tem a ver com falta de amor ou abandono, é sobre autocuidado, qualidade de vida e saúde mental. Lá vai:
Eu sou eu, você é você, por Fritz Perls
“Eu sou eu
Você é você
.
Eu não estou neste mundo para realizar as suas expectativas
Você não está neste mundo para realizar as minhas
.
Você é você
Eu sou eu
.
Se em algum momento ou em algum ponto nos encontrarmos, será maravilhoso. Se não, não há o que fazer
.
Falto com amor a mim mesmo quando na tentativa de te agradar me traio
Falto com amor a você quando tento que seja como eu quero em vez de te aceitar como você realmente é
.
Você é você e eu sou eu."
Necessário, não é mesmo? Então bora ressignificar o lugar do outro nas nossas vidas e tentar ficar bem com com a gente!
--
Obrigada por visitar o #Naiarando.
Confira outros textos em www.naiarando.com e mais conteúdo no Instagram @_naiarando.
Comments