Ser militante do movimento body positive é espalhar por aí que tudo bem ser do jeito que você é e também é lembrar que cada corpo é um corpo, ninguém precisa mudar para ter um corpo perfeito. É um processo de desconstrução diário, mas que ajuda a entender os motivos que te levaram a odiar o seu corpo ou parte dele
Olar!! Olha eu aqui de novo :)
O texto de hoje é sobre o movimento body positive, você já ouviu falar? Vem comigo que vou tentar te explicar.
Cada vez mais pessoas se tornam ativistas do movimento body positive ou corpo positivo, em tradução livre. O post de hoje é especialmente para você que ainda não entendeu direito o que isso significa ou para você que entendeu, mas ainda tem alguma dúvida. Começo dizendo que não existe apenas uma definição para o movimento, são diversos conceitos e eles cabem em diferentes causas. Não é um movimento de pessoas gordas e também não proíbe as pessoas de emagrecer. Também não é só para para mulheres, é um movimento que representa pessoas, TODOS OS TIPOS DE PESSOAS.
O body positive acaba com o mito do corpo perfeito e também com essas regras invisíveis que passam de geração para geração sem serem questionadas. Já perceberam que sempre tem alguém dizendo que precisamos mudar os nossos corpos? Então, o movimento body positive também é sobre combater essa falsa necessidade.
Ser ativista do movimento body positive é amar e aceitar todos os corpos, é entender que todos eles são positivos e também é mudar o olhar que direcionamos para nós e para o outro. Nos ensinaram durante a vida inteira que temos defeitos e que precisamos sofrer para sumir com eles e isso é uma grande mentira! A busca pelo corpo perfeito adoece corpos e mentes todos os dias. Por isso, ter um olhar positivo sobre os corpos cura pessoas. Muita gente precisa saber que pode olhar no espelho e gostar do que está vendo. No começo pode parecer estranho, mas depois faz todo sentido, juro!
Não é necessário sofrer por ter celulite, estria, barriga grande, peito pequeno, bunda grande, nem por ser magra, gorda, ter cicatrizes ou perna grossa ou muito fina. Também está tudo bem se você não consegue engordar e se incomoda com as pessoas dizendo que você está muito magra -as pessoas precisam aprender a não dar palpite sobre o peso e o corpo alheio-. Ninguém precisa se sentir menos por ter cabelo crespo, cacheado, ralo ou liso demais e nem por se sentir diferente ou por não se sentir representado.
Foto: Andreza Pinheiro - Projeto Entre Tantos Amores, o Próprio
No movimento corpo positivo, incentivamos que você se olhe com cuidado e ame o seu corpo como ele é. Se tiver que mudar QUALQUER COISA, que seja pela sua autoestima ou saúde e NUNCA por causa do julgamento alheio. O movimento body positive criou um ambiente que permite que as pessoas se sintam bem como são, porque acreditamos que não existe UM corpo perfeito, simplesmente TODOS SÃO.
Quer emagrecer? TUDO BEM, só você pode decidir o que é melhor para a sua vida. Mas antes pense e questione se esse processo vai te fazer bem ou vai te fazer sofrer e se a mudança que você tanto quer é por você ou pelos outros. Não tem problema ter dúvidas, é uma vida inteira que precisa ser desconstruída.
No meu caso, entender a pressão da sociedade, da indústria da beleza e do machismo me fez dar outro significado para o meu corpo gordo e o meu cabelo cacheado. Nós, principalmente as mulheres, descobrimos muito cedo o que é aceito e o que não é aceito na sociedade. A cobrança para caber nesse pequeno espaço de aceitação começa na infância e desconstruir isso não é fácil e leva tempo, mas pode ser libertador.
Fico muito feliz de poder inspirar outras pessoas a dedicarem tempo ao autoconhecimento, à recuperação da autoestima e ao (re)encontro com o amor próprio. Se desconstruir é uma escolha só sua, mas uma coisa eu garanto: a vida fica muito mais maravilhosa quando a gente entende todos esses processos e se ama.
Parece complexo e é mesmo. Não é ler isso, olhar no espelho e pensar: "Noooossa, obrigada Naiara. Agora tá tudo bem!" Não, eu sei que não é assim. Você vai ter recaídas, vai se questionar se está no caminho certo ou se a sociedade não tem razão em te julgar e olhar torto. É assim mesmo! Isso também é sobre não se cobrar tanto e respeitar o seu tempo.
Não existe uma cartilha para esse exercício de aceitação, mas posso garantir que a mudança começa em você. Aprendendo a lidar com os SEUS sentimentos vai ficar muito mais fácil lidar com a opinião dos outros. Aí meu bem, vai ser desconstrução atrás desconstrução e VAI SER LINDO!
O que pode ajudar no começo é focar em:
1 - Representatividade: acompanhar as redes sociais de pessoas que te inspiram.
2 - Saúde mental: parar de seguir aqueles perfis no instagram que te fazem sentir fracassada, imperfeita ou fazem você achar que a sua vida é uma merda. #DeixarDeSeguir
3 - Amor próprio: encarar o espelho todos os dias, você vai ver que está tudo bem.
Se você ficou com alguma dúvida me escreve, manda um e-mail ou me procura nas redes sociais. Eu aprendo sobre esse tema todos os dias e estamos aqui para nos ajudar. Como sempre digo, vamos junt@s?
Obrigada por chegar até aqui!
Beijos e até a próxima quinta-feira <3
Seguimos #Naiarando no Instagram @_naiarando e no Facebook, bora lá?
Comments